terça-feira, 28 de junho de 2011

Rebelião à vista...

  
  Novo confronto entre Planalto e Congresso a vista. Na próxima quinta feira (30) vence o prazo do decreto que permite pagamentos de emendas parlamentares de 2009, os chamados restos a pagar.  São R$ 4,6 bi “enganchados” nessa rubrica para desespero de senadores, deputados, prefeitos e empreiteiros. A base aliada quer mais 90 dias para que as prefeituras possam agilizar documentos pendentes para aprovação de projetos e liberação de parte dessas emendas.
  A ministra Ideli já avisou aos lideres que o decreto não será prorrogado. A presidente Dilma vai testar o nível de resistência da base governista endurecendo nessa questão e sem ainda resolver o problema das nomeações nos cargos de segundo escalão.  Caso não consigam nada, a base pode apoiar a votação de matérias indesejadas pelo Planalto. Entre elas, a PEC 300 que institui o piso salarial nacional para policiais militares e bombeiros e a Emenda Constitucional 29 que garante mais recursos para a saúde.
 A semana começa com a vinda do ministro Aloysio Mercadante ao Senado, quando deverá explicações sobre o episódio dos aloprados , quando militantes do PT foram presos com mais de R$ 1 milhão em um hotel de SP, que seriam utilizadas para a compra de dossiê para atingir o então candidato José Serra.  A revista Veja do final se semana trouxe reportagem onde revela a participação da então senadora Ideli Salvati em reunião para definir o esquema da operação.
O Planalto não quer que eventuais questionamentos respinguem na agora ministra Ideli, que em seu primeiro período nas novas funções, conseguiu vitória na Câmara com a votação do RDC para facilitar as obras da Copa do Mundo e Olimpíadas.
A posse de Antônio Russo Netto na vaga de Marisa Serrano no Senado Federal chega maculada pela questão da dívida deixada com produtores rurais e que é alvo de ação na Justiça de Mato Grosso do Sul. Russo se defende e atribui a ação ao mau caratismo de seus adversários. Ele garante que as dividas pendentes serão sanadas ainda este ano, de acordo com extensa matéria no site Congresso em Foco.
Destaque na semana para a realização em Corumbá do seminário especial para o combate de drogas, organizado pela Comissão formada na Câmara Federal. Os deputados Fábio Trad e Luiz Henrique Mandetta estão trabalhando juntos para que o evento possa trazer resultados eficazes para o combate às drogas no País.   (Roberto Chamorro)       

Nenhum comentário:

Postar um comentário