Em reunião realizada, há pouco, no Ministério da Educação (MEC), com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS) garantiu a construção de três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs), antigas escolas técnicas federais, nos municípios de Dourados, Naviraí e Jardim.
De acordo com o parlamentar (designado relator do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego PRONATEC - pela Comissão de Educação e Cultura) as três novas unidades fazem parte do plano de expansão do ensino técnico iniciado no Governo Lula que, entre 2003 e 2010, beneficiou o país com a construção de 214 unidades federais, e, agora no Governo Dilma, visa construir, até 2014, mais 200 unidades.
Durante o governo Lula e, a gora, no governo Dilma, o ensino técnico-profissional vive uma verdadeira revolução em investimentos. Até o final de 2014, serão 414 novas unidades federais em todo o país contra 140 que existiam até 2012, explicou Biffi.
Na primeira etapa do plano de expansão, o parlamentar trouxe sete unidades para Mato Grosso do Sul, que estão em construção em Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã, Coxim, Três Lagoas, Campo Grande e Nova Andradina, esta última unidade já entregue.
Mais 3 unidades - Biffi informou ainda que o plano de expansão para Mato Grosso do Sul visa mais três unidades, que serão construídas em São Gabriel do Oeste, Paranaíba e Amambaí. A ação está sendo articulada junto ao Ministério da Educação e deve ser oficializada em um curto espaço de tempo.
A nossa meta é garantir 13 IFETs em Mato Grosso do Sul para garantir ao estudante de qualquer município do nosso estado uma escola técnica em um raio de até 100 km, informou.
Por Wolglan Melo
Assessor de Comunicação Brasília/DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário