quarta-feira, 1 de junho de 2011

Biffi vai relatar Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC)

        A Comissão de Educação e Cultura, da Câmara dos Deputados  designou o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS) como relator do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC).
O parlamentar aceitou o desafiou e destacou que será um prazer relatar um projeto de enorme importância para o avanço educacional e desenvolvimento do país.
“Graças às ações do Governo Lula, o país se desenvolveu de forma plausível nos últimos anos. O curioso é que, em determinadas áreas, como serviço e indústria, esse desenvolvimento ficou explicitamente limitado, devido a falta de mão de obra especializada. O objetivo do PRONATEC é justamente esse: acesso, novas unidades, capacitação e qualificação da mão de obra”, explicou.
Novas Escolas Técnicas - Biffi destacou que o PRONATEC é a continuidade das ações na área do ensino técnico e profissional iniciado no Governo Lula, onde lembrou que até 2002, o país tinha apenas 140 escolas técnicas federais. Mas, com os investimentos assegurados pelo então presidente Lula, entre 2003 e 2010, o país ganhou mais 214 unidades federais, chegando a um total de 354 em todo o país.
“Uma das metas do PRONATEC é construir, até 2014, mais 200 escolas técnicas em todo o país. Com a economia estável, recurso previsto no orçamento do Ministério da Educação (MEC) e sinalização positiva da nossa presidenta Dilma, isso, com certeza, vai sair do papel, pois é seguramente possível”, destacou.    
PRONATEC nos estadosO parlamentar adiantou que, além do estudo técnico, vai analisar a possibilidade de organizar Seminários Regionais em pelos menos cinco estados (um em cada região do país)cujo objetivo será o de ouvir, apresentar e debater com a sociedade a elaboração do programa.

Por Wolglan Melo
Assessor de Comunicação – Brasília/DF
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário