segunda-feira, 27 de junho de 2011

Maracaju realiza audiência pública sobre a Ferroeste


           A Câmara Municipal e a Prefeitura de Maracaju estarão promovendo uma audiência pública sobre a Ferrovia da Integração Oeste (Ferroeste) no dia 30 de junho, às 19h, na sede da Câmara. A instalação dos trilhos da Ferroeste tem sido um dos assuntos mais discutidos entre as cidades que compõem as regiões da Grande Dourados e do Conesul.
O convite para a audiência está sendo feito a toda comunidade maracajuense, tendo em vista a importância do empreendimento, que deve transformar o município em pólo regional de desenvolvimento.

Na audiência haverá a apresentação do projeto desenvolvido pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa pública controlada pelo governo federal responsável pelos estudos de viabilidade técnica da instalação da ferrovia. O projeto foi solicitado pelo prefeito Celso Vargas (PTB) na ocasião da audiência pública sobre o mesmo tema realizada em Dourados no final de maio.

“A audiência vai servir para abordar a melhor estrutura de operacionalização e logística, e a importância do investimento para Mato Grosso do Sul e, principalmente, para o município de Maracaju”, explicou Celso Vargas.

Entre as principais preocupações dos prefeitos das cidades que receberão os trilhos, estão dúvidas sobre o projeto e sobre a participação dos municípios na ferrovia. “A ferrovia é uma realidade e daqui para frente os esforços devem ser concentrados em adequar estruturalmente as cidades para receber os trilhos”, afirmou o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que participou da audiência em Dourados e promete esforço para estar em Maracaju no próximo dia 30. Vander é um dos deputados mais empenhados na concretização do sonho da ferrovia no estado.

A administração municipal já prepara a instalação do pólo industrial de Maracaju. Empresários e industriais esperam ansiosos a ferrovia e tudo que ela deve proporcionar. “O município tem investimentos já direcionados para receber a ferrovia. Além disso, as obras e os projetos da Prefeitura tem valorizado e preparado a cidade para receber o desenvolvimento acarretado pela ferrovia”, disse o vereador Kleber Barbosa (PDT).

 
Audiência em Dourados

No dia 26 de maio, foi realizada uma audiência pública em Dourados que contou com a presença do superintendente de projetos da Valec, Bruno Roque de Oliveira. No evento, Roque afirmou que as obras de implantação do traçado ferroviário ligando Dourados aos demais centros consumidores da produção regional e nacional devem ser iniciadas até o segundo semestre de 2012.

Segundo o superintendente, estão sendo finalizados os estudos do traçado Estrela do Oeste (PR) à Panorama (SP) com Dourados/Porto Murtinho (MS). Já o traçado Maracaju/Dourados/Mundo Novo (MS) à Cascavel (PR) já está sendo licitado.

(Assessoria de Comunicação/Deputado Vander)

Nenhum comentário:

Postar um comentário