domingo, 10 de abril de 2011

MANDETTA DEFENDE POLITICAS SOCIAIS PARA IDOSOS


Mandetta estréia pedindo politicas sociais para todas idades
Ao defender políticas sociais para as pessoas com mais de 60 anos, o deputado Mandetta (DEM-MS) afirmou que as asilos são verdadeiros depósitos de idosos, com uma oferta insuficiente de serviços que resultem em qualidade de vida.

Em sua avaliação, o grande desafio das políticas sociais no Brasil é a inversão da pirâmide etária. “Nos anos 60, éramos um País predominantemente jovem. Sou o quinto filho dos meus pais. Era comum casais com 5, 6, 7, 8 filhos. Hoje em dia a taxa de fecundidade caiu abaixo de 2”, disse.
O parlamentar lembrou que os brasileiros nascidos nos anos 50 e 60 estão chegando à terceira idade, passando a reivindicar melhorias no atendimento a esse grupo social.
Para Mandetta, o Brasil tem grande carência de centros de convivência de idosos. “A quantidade de vida aumenta, e nós nos perguntamos: a qualidade de vida caminha junto?”
O deputado disse ainda que os idosos estão apelando para a compreensão da sociedade, pois as leis que os protegem, como o Estatuto do Idoso, muitas vezes não passam de um manual de boas intenções.
Custos – O reajuste das aposentadorias, disse Mandetta, é um sonho que cada vez mais se distancia. No entanto, acrescentou, é nessa faixa etária que se concentram os maiores gastos com medicamentos.
“Assistimos recentemente a uma iniciativa do Ministério da Saúde: o programa Saúde Não Tem Preço. Só faltou acrescentar: não tem preço, mas tem custo”, afirmou o deputado, explicando que saúde não é simplesmente oferecer medicamentos para hipertensão e diabetes. (JORNAL DA CÃMARA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário