quarta-feira, 16 de março de 2011

MOKA PEDE POR CIDADES ATINGIDAS PELAS CHUVAS EM MS

"Será um dos piores anos da História de MS, prevê o sen.Moka
    
    O senador Waldemir Moka (PMDB) cobrou mais agilidade do governo na liberação de recursos para socorrer municípios atingidos por catástrofes. Em pronunciamento nesta terça-feira (15) no Senado, Moka reclamou que a maioria dos municípios afetados pelas chuvas em 2010 não recebeu nem um centavo da ajuda prometida. “São problemas que não permitem demora para solucioná-los. Eles mexem com a vida das pessoas e com a economia de um estado inteiro”, afirmou. “Alguns prefeitos estão esperando dinheiro há quase um ano”.
     O Governo do Estado estima que os estragos provocados pelas chuvas em 20 municípios devem atingir R$ 200 milhões. Até o momento oito cidades decretaram estado de emergência e outras 12 devem fazê-lo até o final desta semana.
Moka disse que a safra de soja deverá ter queda de 50% neste ano, com prejuízos de R$ 1,5 bilhão. Dados da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul) mostravam que a safra rde 2011 seria recorde, com 4,5 milhões de toneladas de grãos.
       O senador afirmou que a cheia no Pantanal poderá agravar ainda mais o quadro da economia no Estado. “Fazendas que em anos anteriores não eram atingidas pelas águas, agora estão ilhadas. Esse fator vai comprometer a produção de carnes, principalmente”, justificou.
Moka quer que o governo federal tome medidas imediatas e objetivas para ajudar os prefeitos a reconstruírem suas cidades e que permitam aos produtores renegociar dívidas com o Banco do Brasil. “Sem essas medidas, Mato Grosso do Sul poderá ter um dos piores anos de sua história”, alertou. ( Com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário