A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) destacou na quinta-feira (24) a importância do Mercado Comum do Sul (Mercosul) no fortalecimento da democracia na região e na realização do sonho da integração latino-americana. Ela abriu os trabalhos da homenagem do Senado, durante o horário do expediente, pelos 20 anos de existência do Mercosul. - O Mercosul, inspirado no antigo Mercado Comum Europeu, veio para ficar, apesar das dificuldades. Temos muito o que comemorar - afirmou Marisa Serrano.
A senadora ressaltou os avanços alcançados não apenas na área econômica, que foi a tônica nos primeiros anos do Mercosul, mas também na área cultural e nas relações entre os países participantes. Ela lembrou que a integração do continente latino-americano enfrenta obstáculos desde a época da descolonização, como as tendências hegemonistas de Brasil e Argentina.
- Em face desse histórico de desconfianças, quando não de franca hostilidade, é que se deve entender como um grande passo a iniciativa dos presidente José Sarney, pelo Brasil, e Raul Alfonsín, pela Argentina, de estabelecer, em 1985, as bases do que viria a ser o Mercosul. As duas maiores nações sul-americanas deixavam de lado suas diferençase resolviam buscar rumos para uma caminhada conjunta, em prol dos interesses comuns - afirmou. ( Com assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário