sábado, 26 de fevereiro de 2011

MS NA ROTA DE FRAUDE NA AGRICULTURA

      Mato Grosso do Sul é um dos seis estados brasileiros onde poderia haver  “praticas fraudulentas” em operações de pagamento de bônus pelo governo a compradores de milho O  jornal O Estado de São Paulo  na edição de ontem (25), revela que fiscais do Ministério da Agricultura descobriram fraudes em operações da Conab – Companhia Nacional de Abastecimentos.
O esquema envolve o "Prêmio de Escoamento de Produto" (PEP), um programa em que o governo estabelece que os compradores agrícolas devem pagar, por leilão, um preço mínimo, acima do valor de mercado, aos produtores rurais para adquirir e transportar o milho
Em troca de pagar mais, os compradores já recebem do governo um subsídio para compensar a diferença de preço. Os relatórios informam que esses compradores, após o leilão, exigem dos produtores, por fora, a devolução dessa diferença. Ou seja, recebem duas vezes, uma do governo e outra dos produtores.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao ministério, recebeu os relatórios sobre as fraudes entre maio e dezembro de 2010, e, mesmo assim, autorizou o pagamento do "prêmio". Os relatórios afirmam que a fraude é uma "situação generalizada". Os documentos tratam de transações em seis Estados: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.  ( Com Agencia Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário