GOVERNO JOGA FICHAS PARA APROVAR PRORROGAÇÃO DA DRU
DESCONTROLE NOS CONVENIOS: TRAÇO COMUM NOS MINISTÉRIOS
PANELLA PODE ENGOLIR LUPI
ALFABETIZADOS NÃO APRENDERAM
07 de novembro de 2011
GOVERNO JOGA AS FICHAS PARA APROVAR PRORROGAÇÃO DA DRU
Os deputados federais deverão votar nesta semana a PEC que prorroga por mais quatro anos a Desvinculação de Receitas da União (DRU). O Planalto tem o maior interesse na aprovação da matéria e já mobilizou sua tropa para o embate com a Oposição. Com a aprovação, o governo continuaria com a prerrogativa de usar 20% dos recursos carimbados do Orçamento da União, como bem quiser. Na peça orçamentária de 2012, R$ 61 bilhões dependem da desvinculação para serem usados. Base aliada será mobilizada para barra as emendas apresentadas ao texto que diminuem a duração ou preveem a não incidência da desvinculação de recursos da seguridade social. Para garantir a fidelidade, Planalto acena novamente com liberação de emendas parlamentares.
DESCONTROLE NOS CONVENIOS
Mais do que continuar o efeito dominó nas quedas ministeriais do governo Dilma, a provável queda do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, após denuncias publicadas na revista Veja, mostra o traço comum do descontrole nos convênios firmados com os Ministérios. A Veja mostrou o seguinte modus operandi. O ministério firma contratos com ONGs para a realização de cursos sobre capacitação profissional e, depois, cria pendências que só seriam sanadas mediante repasse de comissão. No escândalo do Ministerio dos Esportes e agora no Ministério do Trabalho, a coincidência na grande facilidades de tráfego na grande avenida aberta pelas Organizações Não Governamentais. As denuncias e inquéritos no entanto, não fazem retornar aos cofres publico, os recursos que seriam destinados à capacitação de jovens para entrada no mercado do trabalho ou para a revelação de talentos esportivos, alternativas vitais para a redução das profundas desigualdades.
PANELLA PODE ENGOLIR LUPI
O ex-chefe de gabinete de Lupi, Marcelo Panellas pode ser convocado para depor na Câmara dos Deputados sobre a denuncia de cobrança de propina para liberar repasses para Ongs. A própria bancada do PDT vai pedir que o STF realize uma investigação nas contas do Ministério. O PPS que explicações e está pedindo a convocação do ministro e demais assessores ligados ao comando nacional do partido.
ALFABETIZADOS NÃO APRENDERAM
Triste constatação na prova ABC – avaliação brasileira do final do Ciclo de Alfabetização, realizado pelo INEP. Amostragem realizada nas capitais aponta que 43,9% das crianças que concluíram o 3º ano do ensino fundamental, na rede pública, não aprenderam o que era esperado em Leitura para esse nível de ensino. Em relação à Escrita, 46,6% não atingiram o esperado. Nas escolas particulares o desempenho foi melhor com 79%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário