O deputado federal Giroto (PR-MS) debateu ontem (25/05) a implementação do Trem de Alta Velocidade (TAV), mais conhecido como trem-bala, em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Viação e Transportes. O leilão de concessão está previsto para o dia 29 de julho deste ano.
O trem-bala, com linha de 500 quilômetros de extensão, vai interligar os aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro). A estimativa é que o custo da obra fique em R$ 35 bilhões, mas especialistas preveem R$ 50 bi.
Pelas regras do edital, vencerá a concorrência o consórcio de empresas que oferecer a menor tarifa. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) espera atrair pelo menos três consórcios.
“O trem-bala é um projeto arrojado, que vai trazer avanços de tecnologia para engenharia brasileira. Com certeza a construção vai ser um grande desafio e a motivação para concretizar empreendimentos arrojados são os desafios”, destacou Giroto.
Durante a audiência, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo; o secretário de Fiscalização de Desestatização e Regulação do TCU, Adalberto Santos de Vasconcelos; e o superintendente da Área de Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Henrique Amarante da Costa Pinto, explicaram o projeto do trem-bala, a viabilidade econômica e a perpectiva de fluxo de passageiros.
O presidente da Câmara, Marco Maia, e os integrantes da comitiva conheceram na semana passada na viagem a Coreia do Sul o trem de alta velocidade KTX, cuja tecnologia a empresa coreana Hyundai pretende oferecer ao Brasil, caso vença a concorrência. (Com assessoria)
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