terça-feira, 5 de julho de 2011

Moka quer criar centro tecnológico para atender jovens da fronteira

        

 O senador Waldemir Moka (PMDB) anunciou nesta terça-feira (5), durante pronunciamento na tribuna do Senado, a intenção dos setores público e privado de instalar em Ponta Porã um centro tecnológico para formação de jovens para o mercado de trabalho da região.Moka informou que visitou, na última sexta-feira, o Parque Tecnológico Itaipu, responsável pela criação e disseminação de conhecimento, fundação mantida pela Itaipu Binacional. “O objetivo da visita foi conhecer as experiências daquela fundação, principalmente em relação à oferta de cursos técnicos para os jovens”, afirmou.

 
A comitiva teve ainda a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa (Produção do Estado), Eduardo Riedel (Famasul), Cláudio Mendonça (Sebrae), Edvaldo Senger (Associação Comercial de Ponta Porã), Antonio Freire (Federação das Associações Empresarias de MS), e Felipe Dias (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), além dos secretários de Ponta Porã Léo Derzi, Marcelino Nunes e Doralice Nunes.
De acordo com o senador, a ideia é fazer com que Ponta Porã tenha condições de pôr em prática projeto semelhante ao de Itaipu, respeitando-se as características e a capacidade de investimento dos setores público e privado do Estado.
Moka disse que a proposta surgiu de conversa que teve com o prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayat (PSDB), sobre a falta de oportunidades para a população jovem na fronteira. “Ponta Porã tem as mesmas peculiaridades de Foz do Iguaçu por estar localizado na fronteira, onde a carência de cursos técnicos é muito grande”, disse.
O senador lembra que a falta de postos de trabalho tem levado muitos jovens a escolherem o crime como refúgio à ociosidade. “Ao invés de estarem aprendendo um ofício, alguns  jovens acabam indo servir ao crime organizado, como o tráfico de drogas e de armas”, alerta.
Itaipu
Criado em 2003 e localizado ao lado da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Parque Tecnológico conta com espaços que possibilitam a promoção do conhecimento de forma integrada.
Com ações voltadas ao desenvolvimento do conhecimento, o instituto destaca-se por ser um ambiente de constantes avanços científicos e tecnológicos nas áreas de energia, água e turismo.
“É desta forma, que o Parque participa do desenvolvimento regional com foco nas áreas de Ciência e Tecnologia, Educação e Empreendedorismo”, declarou.
Moka afirmou que um dos objetivos do Parque Tecnológico Itaipu é proporcionar a formação de um ambiente favorável para a inovação, pesquisa e o desenvolvimento científico-tecnológico.
“Para obter êxito, as ações são executadas de maneira integrada por meio de três áreas Ciência e Tecnologia, Educação e Empreendedorismo”, informou.
O senador peemedebista disse que pretende envolver todos os setores da sociedade para que a ideia saia do papel. “Espero que a ideia dê lugar à prática o quanto antes. E, para isso, vamos precisar do apoio de todos os setores da sociedade, incluindo a classe política”, conclamou. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário